História do mundo: igreja católica

____Isto está nos registros da história. A igreja Romana tinha a necessidade de angariar patrícios, adeptos à causa católica; já sabiam por experiência das hordas romanas, que mesclar a nova ideia às culturas locais acelerava o processo de simpatia com a causa romana, que nunca foi divulgar o nome de Jesus e sua mensagem simples e certeira do amor, mas, dominar a Europa em frangalhos depois de toda uma Era de guerras.

____Roma apresentava uma proposta de conciliação e exigia uma parte do poder e dos impostos dos soberanos dos condados; aos aldeões e camponeses restava apenas seguir as ordens. Mandasse o rei serem católicos, e eles o seriam de pronto. Entretanto continuavam a celebrar sua cultura.

___A igreja Católica, Apostólica, Romana, se aproveitava das festas dos aldeões e camponeses e  canonizava uma "santa" no local para o dia da festa, razão pela qual o Natal acabou no dia 25 de dezembro.
 ___O império católico acalmou a Europa, separou a integridade dos condados, confirmou a presença dos reis e de seus reinados, e juntou todos para marcharem contra os pagãos e selvagens do Oriente; decepou a cabeça da ciência, e com ela a do bom censo e do raciocínio.

___Voltou a negar que o sol era o centro do sistema solar, e queimou vivos aqueles que se recusaram a mentir pela igreja. Numa era de trevas a besta reinou imponente sobre a égide do medo da morte e do castigo, de ser queimado vivo.

___Quando por fim surgiu um movimento cultural, da elite intelectual europeia do século XVIII, que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento herdado da tradição medieval. Buscavam pela clareza do raciocínio.

___A besta foi desbancada, seus séculos de poder e ira tinham termo. E a besta aliada, que continua salvando os remanescentes da primeira besta é a própria ignorância humana.

___E neste ponto há com certeza muitas outras causas e questões.



Comentários

Postagens mais vistas

A esfinge de Pandora

A baleia encalhada

O papagaio pirata