Artigo Opinativo – Antenor Emerich - O Professor e a corrupção
Político também teve professor
Vamos considerar em primeiro lugar que o professor é um ser humano com a possibilidade de desenvolver todos os problemas emocionais e psíquicos que um ser humano possa desenvolver.
Esclarecendo ainda que fiz de minha vida uma batalha contra o despotismo, o abuso da autoridade que encerra em si mesmo a corrupção. Que esta guerra não visa a destruição de pessoas, mas a plenificação da igualdade, da liberdade e da fraternidade; que minha arma é realmente poderosa, minha espada é minha caneta na mão, minha munição é a argumentação e a retórica.
Isto posto, exponho:
É inadmissível que alguns professores usem da “provável e discutível” autoridade que tenham para oprimir alunos, pais e outros professores colegas. Usem da nota que devem atribuir aos alunos para os obrigarem a qualquer coisa que seja, inclusive para manipular todos ao seu redor.
Com isso, professores sem um pingo de amor e respeito pela sociedade em que estão inseridos, fazem tremer alunos e pais, que se obrigam a tratar bem e concordar com estes déspotas sem alma, com medo de que eles venham a dar notas baixas ao aluno/filho. Isto é arbitrariedade, abuso de um “pretenso poder”. Um educador ensinando a hipocrisia, a falsidade ideológica e a desnecessidade de aprender, já que basta agradar o professor para ter notas boas, estudar para que? Assim se instala a corrupção nas mentes jovens, assim temos “Sarneys e Malufes” pululando por ai tudo. Políticos ignorantes e incompetentes legislando em causa própria, sem terem noção do que significa “legislar”. Quantos vereadores neste país sabem o significado e a conjugação do verbo verear? Foram todos alunos de professores. E os pais com medo dos professores, se obrigam a se arrumarem e a disfarçarem um sorriso tolo para agradar o “Imperador” da sala de aula. Senão “ele dá zero para o filho”. Ora, francamente.
Professores que se consideram bons demais, tratam alunos menos favorecidos como “excluídos”, par usar uma expressão em moda no momento.
“O mundo é assim mesmo.” Você pode dizer, é exatamente o que diziam os faraós do Egito, e os vendedores de escravos aos senhores de engenho.
P.s.: Verear: v. tr. 1. Administrar ou reger como vereador. v. intr. 2. Exercer funções de vereador.
Conjugação. Presente do subjuntivo: vereio; vereias; vereia; vereamos; vereais; vereiam.
Comentários
Postar um comentário