Olha só o mapa da divisão de royalties do governo. Prestem atenção nas linhas de demarcação do estados e em especial a costa do PARANÁ E SÃO PAULO. Quem foi o analfabeto que desenhou esse mapa pro IBGE??? brincadeira, só no Brasil mesmo... e vale lembrar que esse mapa é bem antigo e vem usado para os royalties do petróleo há décadas.
___Atualmente, as concessionárias responsáveis pela exploração dos blocos de petróleo repassam à Agência Nacional do Petróleo (ANP) os dados sobre as coordenadas geográficas de suas instalações, como poços e plataformas. A partir desses dados, a ANP consulta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que define os limites geográficos e os beneficiários dos recursos. Com essas informações, a ANP repassa os recursos arrecadados.
___Inicialmente, o governo estudava a possibilidade de mudar as regras para a partilha de royalties, que previa a distribuição dos recursos para todos os estados e não apenas para aqueles que estão geograficamente próximos das áreas produtoras. A possibilidade de mudança não agradou aos governadores dos estados produtores de petróleo, e o governo acabou revendo a decisão, mantendo o sistema de participações especiais.
Comentários
Postar um comentário